Soft e Hard Skills



Vamos falar de mercado de trabalho. Você já ouviu falar em Soft e Hard Skills?

O mundo corporativo é cheio de expressões próprias, os famosos jargões que surgem a cada dia.

Na verdade os termos não são novos, porém tem sido usado com bastante frequência pelas empresas.

O Termo Skill traduzido para o nosso português quer dizer habilidade, competência. Em termos mais simples quer dizer aptidão para executar alguma ação.

Soft Skils são competências comportamentais que estão diretamente ligadas às atividades mentais e emocionais. São difíceis de mensurar, pois não são evidenciadas através de um diploma ou de simples testes, podemos ter alguma noção a respeito através de ferramentas para avaliar o perfil comportamental (testes ), dinâmicas de grupo, mas de fato só poderão ser evidenciadas com mais profundidade com o tempo.

A exemplo podemos destacar: comunicação, relacionamento, criatividade, ética, flexibilidade, organização, capacidade de gestão, confiança, cordialidade, atenção, autonomia, etc.

Hard Skills já são as habilidades técnicas de uma pessoa. São as que aprendemos em ambiente escolar, formação, ou no dia a dia (ofício). São mais fáceis de mensurar podem ser detectadas através da entrevista de emprego ou de um teste específico de conhecimento.

Como exemplo podemos citar: contabilidade, programação, Excel avançado, inglês, mecânica, operação de máquinas, etc.

Ambas são muito importantes para o indivíduo desempenhar suas funções em uma organização.

Porém o mercado vem sinalizando mudanças em relação a estas competências, uma vez que as Hard Skills podem te levar a uma entrevista de emprego (seria o seu currículo), porém as soft Skills é que vão definir se você fica ou não com a vaga (competências comportamentais). Não basta ser um especialista, ter domínio técnico em determinado assunto é importante que além disso tenha competências comportamentais que mostram que você é capaz de exercer autonomia, relacionamento interpessoal, ética, e outras mais competências e atitudes que a cultura da empresa onde você ingressou demanda.

Então, quer dizer que a Soft Skills é mais importante que a Hard Skills? Particularmente digo que não. O importante é que se tenha um equilíbrio entre elas e você possa evidenciar ao futuro empregador que além de um conhecimento técnico você é possuidor de um conjunto de competência, habilidades e atitudes que tornam você a melhor pessoa para desempenhar aquela função.

Que tal começar a desenvolver também as soft Skills em sua carreira e garantir este equilíbio entre Soft e Hard Skills?

Regiane B.Simões Cruz é psicóloga (CRP 20/5146), Especialista em gestão de pessoas, atua em processos de R&S e no Desenvolvimento de pessoas além disso atua com orientação psicológica online. Em 17/07/2019

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