Relações interpessoais
é sempre um tema muito delicado, pois relacionamentos surgem das interações
entre as pessoas e pessoas são diferentes em sua maneira de pensar, emoções, comportamentos,
formação cultural ou na forma como lidam com diferentes situações.
No ambiente de trabalho
esse tema é ainda mais delicado, enquanto em nossos relacionamentos pessoais
podemos escolher as pessoas com quem vamos nos relacionar no mundo corporativo não
temos essa liberdade de escolha, mas independente de ter ou não afinidade com
os nossos colegas de trabalho, precisamos interagir com eles e buscar uma
convivência harmônica.
O relacionamento
interpessoal é uma competência de muito valor no mundo corporativo, pois a
empresa espera de seus funcionários resultados satisfatórios que são fruto da
interação com diferentes tipos de pessoas que precisam estar alinhadas com os
objetivos da empresa.
Para manter um bom
relacionamento no trabalho é importante em primeiro lugar ter consciência de
que é necessário lidar com pessoas que são diferentes, vão ter pensamentos
divergentes e irão reagir às situações de forma diferente que talvez não seja
igual a sua.
Percebe-se que no
ambiente corporativo as pessoas costumam apresentar comportamento que são
habituais em muitos grupos, destacamos pelo menos os três tipos mais comuns:
Comportamento Passivo –
Podemos encontrar no ambiente de trabalho pessoas de comportamento passivo que
falham na sua maneira de se expressar, não conseguem expor suas necessidades,
preferências opiniões ou emoções, permanecem inertes em face a qualquer
acontecimento, sua interação prejudica todo grupo, pois, por estas pessoas não
saberem se posicionar podem encontrar dificuldades de cumprir com suas tarefas,
acabam acumulando atividades (pois aceitam tudo), e não conseguem colaborar de
maneira satisfatória uma vez não são de participar ou emitir opiniões.
Comportamento agressivo
– Há por outro lado o oposto, pessoas que sempre reagem de maneira agressiva,
esse tipo de pessoa sempre expressa suas necessidades, emoções e opiniões de
maneira hostil, exigente, ameaçadora ou punitiva. São daquele tipo de pessoas
que não conseguem conversar de forma amigável, hipervalorizam seus direitos e
desvalorizam o direito alheio, achando que o mundo gira em torno de si. Este
tipo de comportamento acaba gerando atrito na equipe de trabalho e quebrando a
harmonia que deve haver para a consecução dos objetivos da empresa.
Comportamento Assertivo
– Por fim encontramos pessoas assertivas que tem habilidade de expressar
opiniões, necessidades e sentimentos de forma correta, sem com isso violar o
direito dos outros, é interessante frisar que essas pessoas por saberem se
posicionar, às vezes são mal vistas pelos colegas de trabalho que não estão
acostumados com esta forma de comportamento. Mas sem dúvida ter um
comportamento assertivo é o mais adequado para o ambiente de trabalho, pois é
colaborativo e construtivo para a empresa.
E como desenvolver os relacionamentos
no ambiente de trabalho de forma mais assertiva? Há pelo menos quatro pontos
importantes que merecem atenção neste quesito e são eles:
1.
Comunicação
A capacidade de
expressar-se adequadamente com outras pessoas faz toda a diferença quando o
assunto é relacionamento.
A Comunicação
inadequada é geralmente a causa de muitos desentendimentos, atritos e podem
gerar até mesmo guerras. Por isso é necessário buscar sempre desenvolver uma
comunicação efetiva, sendo claro e específico em suas palavras, utilizando a
linguagem adequada a cada público (o que não significa um linguajar pobre,
cheio de gírias ou palavras inadequadas, mas sim, uma linguagem de fácil
entendimento para aquelas pessoas mais simples e uma linguagem mais rebuscada
para aqueles mais instruídos), não adianta despejar uma gama de palavras se o
receptor não conseguir entende-las. O feedback é uma ferramenta muito
importante que não pode faltar na comunicação adequada, é muito importante verificar se o receptor de fato entendeu a
mensagem transmitida, para não haver mal entendidos. Esses critérios valem para
qualquer tipo de comunicação, seja ela verbal ou escrita.
2.
Percepção
Entende-se por
percepção a capacidade de atribuir significados a estímulos sensoriais. Essa
capacidade é parte importante no processo de comunicação.
Perceber o outro (suas
ações, expressões, reações, etc.) faz toda diferença. Quando você inicia este
processo começa a perceber as reações das pessoas, expressas pela comunicação
não verbal, e então passa a desenvolver uma comunicação mais assertiva.
A maioria das pessoas
tem dificuldade de exercer a percepção no dia a dia, por isso deixam de
desenvolver uma comunicação melhor e às vezes podem tornar-se inconvenientes.
Ex.: Digamos que você está conversando com uma pessoa que tenha formação em
humanas e você se empolga falando da sua área de exatas, cálculos, assuntos
técnicos e constantemente essa pessoa começa a bocejar, olhar para os lados,
para o relógio... e você continua falando... Talvez essa pessoa esteja muito
entediada com sua conversa, mas como você não está atento, não consegue
perceber a mensagem.
Entende a importância
da percepção para o desenvolvimento de um bom relacionamento? Não precisamos de
palavra alguma, apenas a interpretação da linguagem não verbal, pode melhorar as
relações interpessoais e evitar muitas situações desagradáveis.
3.
Empatia
Refere-se à capacidade de sentir o que a outra
pessoa sentiria caso estivesse na mesma situação, em termos mais simples é a
capacidade de colocar-se no lugar do outro. O exercício da empatia, desperta a
vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais e ainda auxilia em uma
compreensão melhor do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.
4.
Apoio
Nas relações no trabalho é bem comum acontecer de
cada pessoa ficar em seu mundinho fechado, concentrado em suas atividades e
responsabilidades e com isso se perde a visão do conjunto como todo o que é
prejudicial para o bom andamento dos trabalhos na empresa. É aí que deve entrar
o apoio.
Apoio pode se manifestar numa expressão de
concordância com outro, pode representar um auxílio oferecido a alguém podendo
ser expresso até mesmo em um apoio moral ou afetivo.
Portanto, é necessário esclarecer
que os Relacionamentos Interpessoais estabelecidos no trabalho, não serão
repletos de afinidades, amizades, flores... Ninguém é obrigado a ser amigo ou
morrer de amores por quem quer que seja (vamos ser realistas!). Mas, entenda
que mesmo se não existirem “sentimentos” por seus colegas de trabalho, é sua
responsabilidade enquanto funcionário e parte integrante da equipe de trabalho,
procurar relacionar-se com todos da melhor forma possível procurando desenvolver
uma boa comunicação, cordialidade, empatia, prestando apoio e sendo de fato
profissional.
Por Regiane B. S. Cruz
Sobre a autora: Regiane Bezerra Simões Cruz é psicóloga (CRP 20/5146), Especialista em gestão de pessoas, atua em processos de Recrutamento e Seleção e no desenvolvimento de pessoas e orientação psicológica online.
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