A importância de cuidar da saúde Mental




Estamos em janeiro, mês da campanha Janeiro Branco, que surgiu com o objetivo de conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental, da sua mente, da psique.

Esta campanha nasceu em 2014 na cidade de Uberlândia –MG, com objetivo de chamar atenção para este assunto que é tão pouco debatido.

Quando se fala em saúde mental ainda há um tabu muito grande, muitas pessoas pensam que a questão da saúde mental é para “doido”, eu dizem: “não preciso disso”, “frescura”, “desperdício de tempo”. Nada disso!! Saúde mental é um fato. O adoecimento mental também é. Adoecer mentalmente não é de forma alguma um sinal de fraqueza, que você não é bom ou que é inferior aos outros.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o termo saúde é utilizado para descrever um estado completo de bem estar físico, mental e social e não está relacionado somente com ausência de afecções e enfermidades.

Em se tratando de saúde mental a OMS, afirma que esta é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais.

No mundo frenético em que estamos inseridos não é difícil que ocorram sobrecargas mentais, sejam elas frutos de estresse no trabalho, medos, problemas familiares, afetivos, rápidas mudanças sociais, violência, violação de direitos, estilo de vida não saudável, entre tantos outros fatores que podem desencadear alguma dificuldade em relação à saúde mental.

Se sua mente não vai bem, ou seja, se você não cuida de sua saúde mental seu corpo sofre.

Por certo a saúde mental é uma parte essencial e indispensável da saúde como um todo, e vai muito além da ausência de transtornos ou deficiências.

Os fatores que determinam o nível de saúde mental de uma pessoa são diversos, e estão ligados a fatores sociais, psicológicos e biológicos, podendo a exemplo citar as pressões socioeconômicas, o aumento da violência, repentinas perdas, condições de trabalho, fatores psicológicos e de personalidade, fatores genéticos que podem contribuir para o desequilíbrio químico do cérebro, etc.

Alguns problemas que minam a saúde mental no mundo moderno e são frequentemente encontrados na população em geral são: Estresse, ansiedade, dependência química, dependência emocional, perturbações psicóticas, medo, demências, luto, ansiedade social. Quando sua mente não está bem seu corpo tende a desenvolver sintomas como dores de cabeça, musculares, nas articulações, problemas estomacais, e tantos outros (conhecidos como somatização).

Diante de todos os bombardeios e sobrecargas que somos expostos dia a dia nos diversos contextos em que vivemos como manter a saúde mental? A reposta pode ser simples ou talvez necessite de ajuda profissional para desenvolver melhores estratégias para manutenção da saúde mental.

Cuidados com estilo de vida, novos hábitos, manter um equilíbrio entre as responsabilidades e atividades de lazer (talvez assistir um bom filme, uma caminhada, passeio em família, a leitura de um bom livro, prática de algum esporte, tocar um instrumento, ou outras atividades que lhe proporcione prazer). Pequenas decisões  poderão fazer muita diferença em sua forma de pensar e agir, de ser útil e podem ser a saída para uma mente saudável.

Reflita: Como está sua saúde mental?

Não hesite em buscar ajuda para manter e melhorar sua saúde mental. 

Lembre-se assim como seu corpo precisa de ajuda para estar saudável, sua mente também precisa.

Se você cuida de sua mente, de suas emoções, de sua psique, está cuidado de sua vida!

18.01.2018

Sobre a autora: Regiane B.S.Cruz é psicóloga (CRP 20/5146), Especialista em gestão de pessoas, atua em processos de R&S e no desenvolvimento de pessoas e orientação psicológica online https://zenklub.com.br/psicologos/regiane-cruz/.    

Comentários