Desenvolvimento Profissional


Não poucas vezes tenho ouvido nas empresas as seguintes expressões: “a empresa não me dá oportunidade”, “eu nunca ganho promoção”, “estou esperando a empresa me qualificar” e outras frases de mesmo teor.

O certo é que a maioria dessas pessoas vivem acomodadas em seus mundos particulares. Tem uma frase muito interessante a esse respeito que diz: “O maior inimigo do crescimento profissional são: a falta de motivação e o comodismo. É quando a pessoa não sabe aonde quer chegar e se contenta em ficar onde está.” (Susanne Diniz). Esta frase ilustra bem a situação de muitos profissionais de hoje. O comodismo e a falta de motivação são os grandes vilões do desenvolvimento profissional.

A maioria das pessoas vive como diz a canção deixando a vida levar, não se preocupam em buscar desenvolvimento, mas querem promoção, querem ganhar bem, e as vezes até se aborrecem muito por não conseguirem nada. Mas não é assim que funciona.

Pra ser um profissional de destaque é preciso ter em mente aonde se quer chegar, quais são seus projetos, planejamento a curto, médio e longo prazo. Pense em como ou o que fará para alcançar seus objetivos. O tempo não volta, talvez chegue um dia que você vai olhar pra traz e perceber que deixou a vida passar, as oportunidades ficaram, e você continua na mesma.

Nas empresas em que trabalhei percebi muitas pessoas que caíram em si e perceberam o quanto perderam por não se qualificarem, por terem visto boas oportunidades passarem. Não estou dizendo que se você fez isso até aqui, não existe mais esperança, pelo contrário, nunca é tarde!!

Para começar a mudança rumo ao desenvolvimento profissional, seguem algumas dicas:

1.      Atitude é tudo - A iniciativa tem que partir de você. Não espere pelos outros. As coisas não caem do céu, é preciso que em sua mente esteja claro quais as melhorias precisam ser feitas. Comece com uma lista de coisas que você pode fazer para alcançar seus objetivos profissionais. Não perca mais tempo, a hora é essa!!!

2.      Procure se especializar: Se você ainda não tem uma formação específica, quem sabe é a hora de procurar uma. Um curso técnico, uma graduação, uma pós graduação, um mestrado ou doutorado.

3.      Atualize-se: Esteja sempre se renovando sobre o mercado e sobre a área que você escolheu/escolherá. É triste ver tantos profissionais que pararam no tempo, estão acomodados com suas funções, não leem sobre sua área de atuação para ver quais são as novidades, não fazem cursos. Acontece que o mercado hoje está cada vez mais exigente e os profissionais que se destacam são aqueles que estão em constante busca por conhecimento e se especializam cada vez mais.

4.      Exercite seu cérebro: Não adianta só estudar é preciso praticar aquilo que você aprendeu. Sempre me vem à mente um exemplo daquele tempo de escola quando eu estudei sobre as fórmulas de bhaskara, catetos, equações e tantas outras coisas…. que hoje nem lembro mais, mas o incrível é que as quatro operações que aprendi logo nas primeiras séries nunca me esqueci, e a razão é simples, todos os dias eu preciso delas. É assim com o conhecimento o que você aprende em cursos, ou no aprendizado de um idioma, se não pratica cai no esquecimento.

5.      Procure ver o diferente: Se destaque da multidão tenha uma visão ampla, mas ainda assim específica. Enxergue o que ninguém vê. Traga melhorias para sua área de atuação,  Treine sua percepção, procure  inovações. Quando falo isso não quero dizer que é para criar coisas mirabolantes, descobertas científicas, uma nova vacina…. Claro que se isso acontecer é ótimo, mas me refiro a ideias que podem otimizar seu trabalho, uma planilha, uma maneira diferente de apresentação de resultados, uma melhoria em relatórios ou em algum processo, são muitas as possibilidades.

6.      Desenvolva competências e habilidades: O mercado hoje busca profissionais completos. Não basta ser bom apenas na sua função, desenvolva outras competências e habilidades. Sempre ouço em processos seletivos de áreas técnicas que os profissionais são muito bons no que fazem, porém não conseguem se relacionar com os colegas, não sabem se expressar e geram problemas em sua equipe de trabalho.  É muito importante que você domine sua área, mas não fique somente nisso desenvolva novas competências.

Quer se desenvolver profissionalmente, ser um profissional de destaque? Mude sua maneira de agir. Busque alcançar seus objetivos. Se onde você está não tem oportunidade, vá atrás, e faça as oportunidades acontecerem. Ficar de braços cruzados esperando que elas cheguem não é o caminho. Lembre-se o sucesso é você que constrói.

  

 

Sobre a autora: Regiane B.S.Cruz é psicóloga (CRP 20/5146), Especialista em gestão de pessoas, atua em processos de R&S e no desenvolvimento de pessoas e orientação psicológica online

 

Comentários