Sendo destaque no mercado: qualificação profissional

        Você já ouviu falar que o mercado tem vagas, mas faltam profissionais qualificados?
        As pessoas estão se qualificando menos ou as empresas estão mais exigentes?
        O mercado de trabalho tem sofrido muitas mudanças ao longo dos anos o que exige que as pessoas busquem acompanhar esse ritmo de constantes variações. Antigamente para ser um Auxiliar de Serviços Gerais era exigido apenas que se tivesse o Ensino Fundamental, hoje para este cargo exige-se o Ensino Médio Completo. Não muito tempo atrás ter um curso de graduação ou iniciar uma faculdade era sinônimo de um bom emprego. Hoje o mercado exige muito mais. Calaza (2009) cita em seu artigo uma pesquisa que aponta que o mercado de trabalho no Brasil tem sofrido com a falta de profissionais qualificados.
        Um profissional que não busca seu desenvolvimento intelectual fica para trás, tem mais dificuldades no desenvolvimento de suas atividades, exige um acompanhamento maior, ou seja, demanda tempo e tempo é sinônimo de dinheiro.


Qualificação significados e importância

        Segundo o dicionário qualificar é a capacidade inata ou adquirida que habilita uma pessoa para um cargo ou emprego.
O termo qualificar pode se aplicar a condições referentes à formação profissional e experiência, requeridas para exercer algum cargo, ou ainda pode se referir às características que identificam uma pessoa.
        Ampliando o termo para o contexto organizacional, qualificação profissional são atributos ou características que uma pessoa traz necessárias para posicioná-la no mercado de trabalho. No âmbito das organizações o termo qualificação profissional vai além da formação básica de Educação do indivíduo: Ensino médio, graduação, etc., ela tem a amplitude de agregação de novos conhecimentos.
        Chiavenato (2008) diz que a qualificação, a capacitação e o aperfeiçoamento em sua visão constitui-se um entrelaçamento de ações, que visa promover continuadamente o desenvolvimento de pessoas para que desempenhe suas atividades com mais qualidade e eficiência.
        Os cursos de qualificação profissional são de fundamental importância, pois é uma oportunidade que o profissional tem de se atualizar e permanecer competitivo no mercado de trabalho.
        Conforme postula Chiavenato (2002) a qualificação profissional ou aperfeiçoamento profissional é a educação que visa ampliar, desenvolver e aperfeiçoar o homem para seu crescimento profissional em determinada carreira na empresa ou para que se torne mais eficiente e produtivo no seu cargo.
         Para a organização o processo de qualificação é fundamental para um mercado que prefere investir em pessoas qualificadas que desenvolvam suas atividades de maneira mais eficiente a investir em várias pessoas que demandem mais tempo em realizar suas tarefas.
        Gil (2001) considera que no processo de qualificação, torna-se indispensável que sejam trabalhadas as habilidades básicas, específicas e de gestão, o que quer dizer que além do aprendizado específico de profissão, a pessoa deverá ser estimulada a exercitar suas competências básicas, que trata de sua apresentação pessoal, aparência, autoestima, comunicação, relacionamentos interpessoais, e do seu processo de desenvolvimento no trabalho.
        Para acompanhar o ritmo do mercado atual é necessário que o bom profissional corra atrás. Invista em si mesmo, qualifique-se. Muitas pessoas tem uma mentalidade de que é a empresa que precisa qualificar o funcionário, ou que não precisam se desenvolver ou ainda perderão tempo e dinheiro se pagar algum curso de qualificação profissional. Mas na realidade quem procura melhorias deve correr atrás, buscar qualificação. Um sacrifício hoje que pode trazer bons frutos amanhã.
        Não espere que as coisas caiam de bandeja em suas mãos faça com que elas aconteçam, corra atrás da sua qualificação, busque seu crescimento profissional. Somente desta forma você poderá ser visto e reconhecido no Mercado de Trabalho.
        A satisfação pessoal depende de você. Pense grande!



Sobre a autora: Regiane B.S.Cruz é psicóloga (CRP 20/5146), Especialista em gestão de pessoas, atua em processos de R&S e no desenvolvimento de pessoas e orientação psicológica online
https://zenklub.com.br/psicologos/regiane-cruz/

Referências: 
CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de pessoas. São Paulo: Elsevier, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: Enfoque nos papéis profissionais.
São Paulo: Atlas, 2001.

CALAZA, Luciana (2009) Raridades no mercado: os cargos que as empresas não conseguem preencher http://oglobo.globo.com/economia/emprego/raridades-no-mercado-os-cargos-que-as-empresas-nao-conseguem-preencher- 3153798#ixzz3EiTrUJG5





Comentários