A vida é cheia de muitas indagações e em
alguns momentos nos deparamos com a seguinte questão: O que é certo ou errado?
O embasamento para esta pergunta
encontra-se em um dos principais ramos da Filosofia que é a ética.
A palavra ética deriva do grego ethos,
que significa propriedade do caráter e está relacionada com o modo de ser ou
costume.
Em termos gerais a ética refere-se ao
conjunto de valores e princípios cujo fim é servir de orientação para
convivência harmônica dos homens em sociedade.
A ética vem definir o modo de agir
dentro dos padrões convencionais, de modo a não prejudicar o próximo. A ética
não está baseada no que o individuo considera como certo ou errado, mas sim naquilo
que é aceitável diante da sociedade como um todo.
Ética é muito confundida com a moral,
por isso quando se fala em ética é comum ocorrer uma mistura entre os conceitos,
a diferença básica entre eles é que a ética é uma reflexão, tem a ver com a
consciência voltada às normas da sociedade, enquanto que moral é um termo
relacionado à prática, ou seja, reflete o modo de ser, bons costumes, valores,
proibições, etc.
As pessoas normalmente não nascem com
conceitos, regras e normas, estes são construídos continuamente através das
relações familiares, sociais e nas relações de trabalho.
Em se tratando de ética profissional, podemos
verificar que cada empresa possui suas próprias regras que refletem seus
valores.
O objetivo da ética no mundo corporativo
está voltado para o crescimento da empresa e também objetiva a construção de um
ambiente saudável, amigável e produtivo.
Como conduzir as relações no trabalho de
forma ética?
O profissional ético e comprometido com
a empresa deve apresentar uma capacidade de comunicar-se com eficiência de
maneira adequada (sem gritos, gírias, palavrões... ou qualquer tipo de
comunicação inconveniente ao ambiente corporativo). Apresentar criatividade, pró-atividade e iniciativa, ser
responsável, manter sigilo, ser imparcial, discreto (mantendo-se longe de
fofocas ou ações que pode comprometer sua imagem)... a lista é imensa.
Todo profissional ético, precisa saber claramente
qual é a sua função. Como assim? Precisa ter consciência do seu papel na
empresa, das competências que lhe são exigidas para o exercício de sua função,
e sempre buscar melhorias para o seu próprio desenvolvimento, bem como deve
saber agir de maneira adequada no exercício de sua função. Um exemplo para clarear
um pouco: imagine que você é um advogado e está diante de um juiz e usa o mesmo
linguajar que costuma usar com os amigos, não prepara as documentações
solicitadas, chega de qualquer jeito como se estivesse indo pra balada. Não é
uma atitude coerente e tão pouco condizente com sua função. Há muitos
profissionais que agem de maneira inadequada à sua função, isso ocorre pela
falta ética e uma conduta adequada. O problema da falta de ética no
trabalho é que gera um ambiente hostil, pessoas que querem passar por cima dos
outros e que não respeitam o trabalho e o próprio individuo.
Se todos os profissionais buscarem
conduzir suas ações pautadas na ética, com toda certeza conseguirão construir
um ambiente de trabalho mais produtivo e menos hostil.
Regiane B.S.Cruz é
psicóloga (CRP 20/5146), Especialista em gestão de pessoas, atua em processos
de R&S e no desenvolvimento de pessoas e orientação psicológica online. Em 05/02/2018
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