Ética e conduta no trabalho


A vida é cheia de muitas indagações e em alguns momentos nos deparamos com a seguinte questão: O que é certo ou errado?

O embasamento para esta pergunta encontra-se em um dos principais ramos da Filosofia que é a ética.

A palavra ética deriva do grego ethos, que significa propriedade do caráter e está relacionada com o modo de ser ou costume.

Em termos gerais a ética refere-se ao conjunto de valores e princípios cujo fim é servir de orientação para convivência harmônica dos homens em sociedade.

A ética vem definir o modo de agir dentro dos padrões convencionais, de modo a não prejudicar o próximo. A ética não está baseada no que o individuo considera como certo ou errado, mas sim naquilo que é aceitável diante da sociedade como um todo.

Ética é muito confundida com a moral, por isso quando se fala em ética é comum ocorrer uma mistura entre os conceitos, a diferença básica entre eles é que a ética é uma reflexão, tem a ver com a consciência voltada às normas da sociedade, enquanto que moral é um termo relacionado à prática, ou seja, reflete o modo de ser, bons costumes, valores, proibições, etc.

As pessoas normalmente não nascem com conceitos, regras e normas, estes são construídos continuamente através das relações familiares, sociais e nas relações de trabalho.

 Em se tratando de ética profissional, podemos verificar que cada empresa possui suas próprias regras que refletem seus valores. 

O objetivo da ética no mundo corporativo está voltado para o crescimento da empresa e também objetiva a construção de um ambiente saudável, amigável e produtivo.

Como conduzir as relações no trabalho de forma ética?

O profissional ético e comprometido com a empresa deve apresentar uma capacidade de comunicar-se com eficiência de maneira adequada (sem gritos, gírias, palavrões... ou qualquer tipo de comunicação inconveniente ao ambiente corporativo).  Apresentar criatividade, pró-atividade e iniciativa, ser responsável, manter sigilo, ser imparcial, discreto (mantendo-se longe de fofocas ou ações que pode comprometer sua imagem)... a lista é imensa.

Todo profissional ético, precisa saber claramente qual é a sua função. Como assim? Precisa ter consciência do seu papel na empresa, das competências que lhe são exigidas para o exercício de sua função, e sempre buscar melhorias para o seu próprio desenvolvimento, bem como deve saber agir de maneira adequada no exercício de sua função. Um exemplo para clarear um pouco: imagine que você é um advogado e está diante de um juiz e usa o mesmo linguajar que costuma usar com os amigos, não prepara as documentações solicitadas, chega de qualquer jeito como se estivesse indo pra balada. Não é uma atitude coerente e tão pouco condizente com sua função. Há muitos profissionais que agem de maneira inadequada à sua função, isso ocorre pela falta ética e uma conduta adequada. O problema da falta de ética no trabalho é que gera um ambiente hostil, pessoas que querem passar por cima dos outros e que não respeitam o trabalho e o próprio individuo. 

Se todos os profissionais buscarem conduzir suas ações pautadas na ética, com toda certeza conseguirão construir um ambiente de trabalho mais produtivo e menos hostil.





Regiane B.S.Cruz é psicóloga (CRP 20/5146), Especialista em gestão de pessoas, atua em processos de R&S e no desenvolvimento de pessoas e orientação psicológica online. Em 05/02/2018

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