Dinâmica para Acolhida - Quem é você?


É muito prazeroso quando você chega em um grupo é é bem recebido, sente-se acolhido pelas pessoas que ali estão.
O processo de integração de um novo funcionário é bastante cheio de expectativas e até chega a dar um friozinho na barriga do integrante que fará parte de uma nova equipe de desconhecidos na nova empresa.
Assim também como quando estamos em um treinamento com pessoas que nunca vimos ou em outro evento que envolve pessoas estranhas.
Esta dinâmica é ideal para quebrar esse clima e  trazer um sentimento de acolhimento além disso pode ser usada em processo de Seleção de pessoas.
O objetivo principal é apresentar um novo membro e ajudá-lo a se relacionar com o grupo.
     Materiais para dinâmica: Objetos pessoais, objetos do escritório, sucatas.
     Tempo estimado para aplicação: 30 minutos
     Quantidade máxima de pessoas: 10                        Quantidade mínima de pessoas: 2
Aplicação: Fazer com que todo grupo sentem em um círculo. Expor  vários objetos dos participantes no chão da sala de modo que todos possam vê-los (relógios, celular, brincos, pulseira, anel, caneta, etc.).
O grupo, sentado em círculo, observa os objetos e, ao comando do orientador, escolhe aquele que seja mais agradável e compatível com sua pessoa.
Um a um, os participantes vão se apresentando através do objeto, como se fosse ele, verbalizando em primeira pessoa:
O que sou eu? (Ex. Eu sou o celular Fulano...)
Quais minhas características? (Gosto de comunicar, interagir....)
Quais são meus sonhos?
Quais são minhas expectativas?
O que eu pretendo no evento (ou na empresa)?

Ao final observar o que os participantes pretendem, se tem um bom auto-conhecimento, se estão atentos nas declarações dos demais, se têm um bom perfil para trabalhar na empresa (se for no caso de utilizar para seleção) ou mesmo para fazer algum tipo de contribuição dentro do treinamento.



Comentários